Câncer Bucal – Auto Exame
A Revista da APCD de Jul/Ago deu um destaque todo especial para o Câncer Bucal. Segundo estimativa realizada pelo Instituto do Câncer, 14 mil casos aparecem a cada ano e metade dessas pessoas morrerá em decorrência da doença. Preocupante, também, o aumento de casos em adultos jovens. Programas para a conscientização sobre o problema tem sido feitos pelas entidades de classe e a orientação fundamental é com relação ao…
Auto exame da boca:
Em frente ao espelho que tenha boa luminosidade, coloque a língua para fora e faça movimentos laterais e de elevação e abaixamento. Observe qualquer alteração de cor e forma. Esses movimentos devem ser feitos sem dificuldade. Analisar todo o dorso da língua e laterais. Coloque-a para cima e observe embaixo dela e o assoalho da boca. Verifique todas as áreas da boca, como bochechas, lábios e palato (céu da boca).
A boca está sujeita a uma série de alterações, como: coloração, textura, aumento de volume, feridas de bordos irregulares, podendo ser indolor no início, de crescimento continuo e sem melhora; placas brancas, avermelhadas e pretas que passam desapercebidas, nódulos no pescoço, na boca; excesso de tecido ( crescimento); sangue na saliva. Qualquer ferida que ultrapasse 15 dias sem apresentar melhora deve ser investigada. Não se desespere, procure seu dentista que lhe orientará melhor.
Evitar essa doença é fundamental, e, na maioria das vezes, só depende de você, portanto:
- Não fume
- Evite bebidas alcoólicas;
- Proteja-se dos raios solares (protetor solar, chapéu);
- Procure resolver próteses traumáticas (mal ajustadas), raízes residuais e dentes quebrados;
- Mantenha a boa higiene bucal;
- Tenha uma alimentação saudável;
- Execute o auto exame periodicamente;
- Procure o dentista se encontrar alguma irregularidade
- Consulte seu dentista regularmente;
Porém…
Pacientes com câncer devem ter cuidados redobrados com a saúde bucal
Apesar de ser muito importante para o tratamento do câncer, a quimioterapia e a radioterapia podem desencadear alguns sintomas que, quando não tratados, prejudicam a saúde da boca e, até mesmo, o tratamento do câncer.
Cada pessoa reage de maneira diferente à quimio e à radioterapia, mas alguns efeitos colaterais são mais comuns, deixando os dentes, gengiva e mucosa sensíveis. Entre as queixas frequentes estão: perda de paladar; aparecimento de mucosite (feridas); xerostomia (boca seca); candidíase (infecção por fungos conhecida como sapinho) e cárie de radiação. Estes sintomas geralmente são temporários e depende do local, tipo de tumor e da dose das medicações utilizadas.
É importante destacar que é possível prevenir e controlar estes problemas, e a principal ferramenta para isto é a manutenção rigorosa da higiene bucal. Mas, lembre-se: os pacientes precisam de cuidados odontológicos antes, durante e após as terapias para o câncer.
Como fazer a higiene bucal do paciente?
- A limpeza da boca (dentes e língua) deve ser feita pelo menos duas vezes por dia (manhã e noite) e após cada refeição.
- Usar sempre escovas de cerdas macias e fio dental. Se não conseguir usar a escova, pode ser feito bochecho com antimicrobianos como a cepacaína que dá alívio rápido e temporário das dores e irritações da boca e da garganta provocadas por faringites, amigdalites, estomatites, resfriados e por procedimentos odontológicos e pequenas cirurgias da boca e da garganta. Entretanto, é contraindicado para pacientes com história de hipersensibilidade aos anestésicos locais ou ao cloreto de cetilpiridínio.
- Quem faz uso de dentaduras deve certificar-se de que o aparelho está bem ajustado a sua boca. Ela deve ser limpa diariamente, com auxílio de uma escova de dentes. Se possível, diminua o tempo de uso da peça. Nos momentos em que não estiver sendo utilizada, mantenha a prótese seca ou submersa em água misturada a uma colher (café) de água sanitária.
- Mantenha a boca úmida. Além de beber água frequentemente, mascar chicletes sem açúcar e utilizar saliva artificial podem ajudá-lo.
- Evite o uso de enxaguantes bucais com álcool e de palitos de dente.
- Não consuma bebidas alcoólicas ou produtos derivados do tabaco (cigarro, charuto, cachimbo e fumo para mascar).
- Consulte um dentista regularmente.
Referências:
http://www.cccancer.net/site/index.php/cuidando-do-paciente/
http://www.einstein.br/einstein-saude/em-dia-com-a-saude/Paginas/saude-bucal.aspx
Dra. Rosemary Couto
Formada em 1982 pela Universidade Federal de Alfenas, fez especialização em Endodontia na USP e Estágio em Periodontia na UAB - Estados Unidos e especialização em Dentística. Fundadora do Instituto Couto & Prado, clínica odontológica com diversos tratamentos e dentistas em Balneário Camboriú - Santa Catarina.