Sensação de um Alimento Preso na Garganta?
Na verdade, essas partículas chamam-se cáseos e se apresentam como pequenas massas esbranquiçadas ou amareladas, de odor extremamente desagradável e gosto amargo. Seu nome deriva do latim “caseum“, que significa queijo, devido à sua semelhança com uma pequena bolinha de queijo, e se depositam em cavidades das amígdalas, denominadas criptas. Causam uma sensação de desconforto, como se fosse um corpo estranho que irritam a garganta, além de favorecer a saburra lingual, a doença periodontal, mau hálito (halitose), amigdalites, e colaborarem para o agravamento de condições sistêmicas como: gastrite e pneumonia, entre outras.
Além disso, também afetam relações interpessoais (profissão, casamento e vida em sociedade) devido à alteração no hálito.
Podem ser expelidos durante a fala, tosse ou espirros e ocorrem em qualquer idade, até em indivíduos que nunca apresentaram queixas anteriormente.
Composição
A composição consiste em restos celulares, proteínas salivares e restos alimentares que servirão de alimento para as bactérias anaeróbicas proteolíticas. Quando essas bactérias digerem as proteínas, liberam substâncias que têm mau cheiro e dão mau hálito. Entretanto, os cáseos não são, necessariamente, sinônimo de falta de higiene.
Como Tratar:
- Com a língua, pressione as amígdalas. Force a deglutição, tentando deslocar os cáseos. Beba água para tentar engoli-lo;
- Se não der, tente removê-lo com o dedo ou com um cotonete. Lave bem as mãos, e coloque o dedo na região da amígdala. Pressione e mova para cima. Enxague a boca com água. Se o cáseo estiver muito firme, não machuque. Tente outros métodos.
- Gargarejar com água e sal ou água gasosa, pode ajudar na remoção.
- Massagear com a escova dental bem macia pode ser uma boa opção. Auxilia na quebra dos cáseos e o gargarejo com água e sal remove os pedacinhos.
Soluções médicas:
- O uso de antibióticos tem resultados satisfatórios, quando as amígdalas estão infectadas.
- A remoção cirúrgica deve ser considerada se o paciente tem dores constantes; infecção das amígdalas; e dificuldade de engolir.
Como Prevenir:
De uma forma mais genérica, para evitar o aparecimento de cáseos, são sugeridos métodos preventivos que podem ser facilmente seguidos, como: beber dois litros de água diários, manter uma dieta saudável (frutas, legumes, vegetais folhosos), uso regular de fio dental, limpeza da língua e gargarejos com água morna e sal.
Também recomenda-se respiração sempre nasal, pois a respiração bucal resseca a mucosa e colabora para o crescimento bacteriano. O único tratamento definitivo para os cáseos é a remoção das amídalas, através de procedimento cirúrgico. O uso de bochechos com soluções salinas e anti-sépticas é uma boa conduta. Esses produtos colaboram para a manutenção de um hálito fresco e agradável, segundo ISBOR – Sociedade Internacional para Pesquisa dos Odores da Respiração
Dra. Rosemary Couto
Formada em 1982 pela Universidade Federal de Alfenas, fez especialização em Endodontia na USP e Estágio em Periodontia na UAB - Estados Unidos e especialização em Dentística. Fundadora do Instituto Couto & Prado, clínica odontológica com diversos tratamentos e dentistas em Balneário Camboriú - Santa Catarina.